Mea culpa

Calculo que deva aceitar com naturalidade esta angústia que me consome ao tentar fazer as coisas às quais me propus em tempos.
Mas é sufocante, devo admitir.

Se estudo, não trabalho. Se trabalho, não estudo.
Inevitável o sentimento de culpa que uma pessoa carrega ao faltar a uma aula quando outrora era um alívio... Hoje sei que cada aula que perco atrasa o meu percurso em meses! Sem exageros.

Se canto ou me dedico a actividades com a comunidade, perco no trabalho e no estudo.
Se me dedico somente ao trabalho e ao estudo, a coxear, não canto e não me dou aos outros.
E sou infeliz.

Se faço tudo isto e não me dedico à família e amigos, carrego a culpa.

Aprendi a dedicar cada pedaço de tempo que tenho disponível para tudo o que tenho a fazer.
Aprendi que nem todo o tempo que achamos suficiente o é para quem de nós o exige.
Aprendi que dedicamos muito tempo a perder tempo. A fracassar.
Aprendi que o meu tempo só é verdadeiramente valorizado por mim!

E, da pior maneira, aprendi a sofrer quando sei que nunca dei o tempo suficiente quando tenho comigo a certeza de que o poderia ter dado.
Bastava ter dito que não a muita gente pelo caminho...


Comentários

Mensagens populares