Tentar

Segundo o Wikcionário o verbo tentar tem pelo menos 6 sinónimos, dos quais identifico 3 como os mais pertinentes: experimentar, procurar e arriscar.

Sim, todos os dias experimento coisas novas. Estradas desconhecidas, atalhos, trabalhos... :) Comida, perfumes e até mesmo experimento-me a mim mesma! Testo-me constantemente e até este experimentar interno, faz parte do tentar.

Sim, todos os dias procuro pessoas. Procuro abraços e sorrisos e portas abertas. Procuro mãos que se transformem em corpos inteiriços. Procuro lenços que me sequem as lágrimas, procuro gravadores que captem as minhas gargalhadas, procuro fotografias que imortalizem os meus sorrisos. Procuro, por vezes não encontro... Mas tento!

Sim, todos os dias arrisco a minha vida. Arrisco-me a viver. Tenho o arrojo de querer viver... Sem nunca pôr em risco a minha vivência, o meu verdadeiro Eu. Arrisco, guardando as vitórias do lado esquerdo do coração e as derrotas do lado direito... Mas tento!

Durante alguns anos julguei que a vida me passava ao lado... Mas a verdade é que o verbo tentar tinha deixado de fazer parte do meu dicionário ambulante... Já diz o velho ditado "quem não arrisca não petisca"... E não julgueis vós que no "petiscar" é que reside a beleza... O petisco é apenas a meta e não o caminho.
E no fundo no fundo, gosto de adormecer comigo mesma. Com os meus ganhos e com as minhas perdas. Mas reconhecer-me ao deitar.
E temos dormido sossegadas... Eu e a minha consciência. Certas de que agradecemos a dádiva da vida. Certas de que todas as tentativas ganhas são troféus que expomos para toda a gente ver, e certas de que as tentativas falhadas são apenas mais um autocarro que partiu sem nós lá dentro...
Daqui por alguns minutos lá aparece outro...

Comentários

Mensagens populares