Férias

No meu vocabulário não existe a palavra "Férias" sem com ela vir praia, família, festa e amigos. As pessoas de sempre nos lugares de sempre ou à descoberta de novos "nossos" lugares. Não consigo dissociar cada uma das partes envolvidas em todo o processo chamado de "férias".
As minhas férias nunca foram de descanso absoluto, foram sim de uma verdadeira desconexão da rotina na qual me vejo embebida durante o resto do ano e da qual dependo física e emocionalmente. Servem sempre para me "recolocar" no meu caminho, naquele que me pertence por direito.
Chegam pessoas de outros países, fazem-se novos amigos, não tantos como antigamente pois parece que a partir de certa altura preferimos agarrar o que conhecemos que ir em busca/aceitar o desconhecido, alimentam-se as velhas amizades e contam-se histórias de como a vida nos foi lascando o cerne ao longo do tempo.
Anda-se de vestido... E de saia e de calções. E vai-se à praia ainda que a horas de pouco sol. Usa-se pouco o carro e anda-se de bicicleta, com os cabelos ao vento. Ainda que isso implique ganhar umas riças, anda-se de bicicleta com o cabelo ao vento.
Há o mar, cuja brisa tudo muda. Sim, muda. Sempre que há o mar, tudo muda na minha cabeça. Parece que  depura tudo o que há de viral e prejudicial dentro de mim. Os nossos próprios males. Aqueles que não dependem de nenhuma força externa para nos causar danos.
Os braços dos amigos e os abraços dos meus sobrinhos. Seja dos que são mais altos que eu, seja dos que ainda olham para mim como se eu fosse gigante. Há braços e abraços.
Há o sol que me abrasa a pele. Tanto por bem como por mal. Sei que preciso dele nas férias. Caso contrário, todo o ano a minha pele acusa-me de negligência.
Dizem os astrólogos que todo este processo que me acontece durante as férias dá-se pelo facto de eu ter nascido no Verão. Em pleno Verão. Vivo esta fase como o início de um novo ciclo. Um adeus a tudo aquilo que não quero para mim, nem quero em mim. O que eu sei é que o meu verdadeiro ano nunca começa em Janeiro: começa no fim do Verão. Com uma data de coisas por fazer, uma data de gente para ver e muita oportunidade de ser feliz. Isto é apenas o que sei sobre as férias. Sobre as minhas férias ;)

Comentários

Papoila disse…
Não sei se é por termos nascido no verão, se é por os livros do liceu ainda morarem em nós, sinto-te.

Mensagens populares